PRONATEC CURSOS GRATUITOS PE 2014 – 2015 SEE

Inscrições abertas para cursos gratuitos do Pronatec em Recife e cidades de Pernambuco neste segundo semestre 2014 oferecidos pelo governo em todo o estado pela Secretaria da Educação de PE aos alunos do ensino médio que estão estudando na rede pública, os cursos Pronatec PE serão ministrados pelo SENAI Areias, Santo Amaro e Água Fria em Recife, Cabo de Santo Agostinho, SENAI Petrolina Pronatec, Paulista e Caruaru, inscrição em outubro de 2014 e as aulas começarão a partir do mês de novembro de 2014.

Educação PE

São mil e duzentas vagas ofertadas a todos os alunos sendo adolescentes e adultos que estão cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio na rede pública do estado de Pernambuco, alunos que cursam de forma integrada também pode participar da seleção e fazer um curso técnico do Pronatec.

A avaliação será feita pela nota adquirida na matéria de língua portuguesa e matemática que se refere a nota final do primeiro semestre 2014. No caso de empate, valerá maior pontuação em português.

Os candidatos vão passar pelo processo seletivo para concorrerem aos cursos técnicos Pronatec PE 2014 como Mecânica, Eletrotécnica, Produção de Moda, Química, Soldagem, Edificações, Automação Industrial, Telecomunicações, Redes de Computadores, Vestuário que devem ocupados por alunos com idade a partir de 15 anos. Os cursos técnicos Pronatec têm carga horária mínima de 800 horas.

As vagas devem ser preenchidas através de inscrição que pode ser feita até 12 de outubro 2014 pelo site da Educação PE. Cada aluno tem direito apenas a uma vaga.

Os candidatos que passarem pela seleção vão fazer suas matrículas em outubro 2014 que devem ser pela declaração do 2º ou do 3º ano do ensino médio 2014, cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento, do comprovante de residência, laudo médico se for portador de deficiência e foto 3×4. Os alunos devem iniciar os cursos a partir de novembro 2014.

Onde também serão oferecidos cursos Pronatec é no IF Sertão PE no Centro de Ensino Técnico e Profissional – CETEP, unidade de Lagoa Grande onde o Instituto ministra os cursos gratuitos do Pronatec e no campus da instituição que fica em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista e no SENAI Santa Cruz do Capibaribe.

Sobre o Pronatec – esse é um programa federal que foi criado pela presidenta a 3 anos com o objetivo a ampliar a ofertas de cursos profissionalizantes a toda população de baixa renda do país. O programa dispõe de uma imensa lista de cursos voltados para diversos setores profissionais que fazem parte da área rural e urbana.

Os cursos ofertados são executados nas unidades do Sistema S como o Senai, nas escolas públicas, nos Institutos Federais da Educação para alunos da rede pública e da rede privada sendo bolsista integral e trabalhadores, por meio do Bolsa Formação Estudante e Trabalhador, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais.

Em Pernambuco os  cursos Pronatec estão sendo oferecidos pela SEE – Secretaria da Educação e Esporte do Estado de Pernambuco em parceria com o Senai e Instituto Federal do Sertão de Pernambuco.

Cursos do Pronatec também podem ser concorridos pela seleção Sisutec, esse sistema do MEC abre inscrições duas vezes por ano para participantes do Enem de Pernambuco e dos outros estados brasileiros.

Para saber mais informações sobre os cursos e inscrições Pronatec PE em outubro de 2014 para a SEE , acesse : sisacad.educacao.pe.gov.br/pronatec, essa é página de inscrição onde o edital com o conteúdo está disponível.