CURSOS SUPERIORES GRATUITOS PORTO ALEGRE – RS

Mais oportunidades para quem deseja fazer faculdade gratuita no Rio Grande do Sul, a UFRGS vai oferecer em 2015 mais de 1.600 vagas para diversos cursos de nível Bacharelado e licenciatura ministrados nas faculdades, institutos e escolas de educação superior de Porto Alegre e nos campi de Tramandaí e Imbé no primeiro e segundo semestre 2015, por meio do SISU/MEC 2015 para participantes do ENEM 2014.

SISU

Quem fez o Enem em 2014 e quer fazer curso superior gratuito em Porto Alegre não pode deixar de se inscrever em um dos cursos de graduação gratuitos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul 2015, que agora está na lista de adesão do SISU para elevar a oferta de vagas para candidatos do Enem que obtiverem a pontuação desejada na prova de redação e de conhecimentos gerais.

As vagas oferecidas por meio do Sisu em Porto Alegre estão distribuídas para as Faculdades de Arquitetura, Agronomia, Direito, Ciências Econômicas, de Farmácia, Faculdade de Educação, Odontologia, Medicina, Veterinária, também para a Escola de Enfermagem, Escola de Administração, Escola Superior de Educação Física, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Instituto da Física.

Quase todos os cursos ofertados para 2015 pela Universidade Federal RS têm vagas para o primeiro semestre de 2015 e outros têm vagas para o segundo semestre 2015, mas boa parte dos cursos tem vagas para ingresso no primeiro e segundo semestre. Os cursos serão ministrado sem período integral, no turno da manhã e da noite.

O SISU – Sistema de Seleção do MEC vai fazer processo seletivo dos candidatos que vão ocupar as vagas ofertadas pela Universidade, para duas modalidades de ingresso que é pela Ações Afirmativas, na qual há é reservada uma porcentagem das vagas para egressos da rede pública com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e com renda acima desse valor e por meio do Acesso Universal, essa modalidade é para os candidatos de outras declarações.

As inscrições que são gratuitas e realizadas no site sisu.mec.gov.br, serão abertas no começo do ano. Basta informar o número de inscrição e senha do Enem para que o sistema possa ter acesso as notas obtidas no exame.

Para ser um candidato às vagas da UFRGS por meio do SISU 2015, precisa ter ficado com nota mínima de 500 pontos na redação e de 450 pontos em cada uma das quatro provas de conhecimentos gerais : Matemática, Linguagens e códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas o peso de cada uma depende do curso escolhido.

O candidato que no ato da inscrição optar por uma das vagas de ações afirmativas com renda familiar de até 1,5 salário, deve estar ciente que vai ter que comprovar por meio de documentos ao fazer a matrícula.

Quem também têm vagas por meio do SISU 2015 é o IFRS que mantém dois campi em Porto Alegre – Centro e Birro Santana, onde vau oferecer cursos de graduação gratuitos 2015 em tecnologia e licenciatura. Ao todo o Instituto disponibilizou 50% de suas vagas para serem ocupadas através do SISU 2015/1º semestre.

Veja as informações mais detalhadas sobre cursos gratuitos em Porto Alegre 2015 no site : www.ufrgs.br/sisu