CURSOS GRATUITOS RONDONIA 2015 IFRO

Conheça o período de inscrição dos cursos gratuitos 2015 ofertados em Rondônia por meio do processo seletivo do IFRO 2014 – 2015 – Instituto Federal RO com vagas em Porto Velho e mais cidades para ingresso em duas modalidades do ensino técnico e nos cursos de graduação gratuitos, previstos para o 1º semestre 2015.

Instituto Federal

Inscrições IFRO 2015 para concorrer à uma das 2.520 vagas para cursos técnicos gratuitos para o 1º semestre 2015, sendo para alunos que vão ingressar no ensino médio em 2015 junto com o técnico de forma integrada no campus Cacol, Porto Velho Calama, Vilhena, JI-Paraná, Ariquemes e para candidatos que já tenham concluído o ensino médio, para esses, as vagas são para técnico subsequente.

Para graduação 2015, o Instituto Federal Rondônia tem 320 vagas que devem ser preenchidas através do sistema de seleção do Ministério da Educação, o SISU que abre inscrições duas vezes por ano para seleção de candidatos aos cursos de nível superior.

Informações sobre cursos com inscrições abertas :

Cursos com inscrições abertas são para candidatos que vão concorrer pelas vagas cursos integrados, para quais estão a disposição, curso Técnico de Edificações, Química, Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Alimentos, Eletromecânica e mais, que podem ser concluídos em 3 ou 4 anos.

A carga horária relacionada ao período profissionalizante será de 1.200, sendo 3.200 horas no total ensino técnico e ensino médio. Os alunos profissionais inda vão contar com 200 horas de estágio. No final do curso eles recebem certificado técnico nível médio e podem concorrer vagas de emprego para iniciarem no mercado de trabalho.

Os candidatos vão fazer a prova para processo seletivo dia 07 de dezembro 2014 em cada campus participante e vai durar 3 horas. As questões são elaboradas com assuntos das matérias de língua portuguesa e matemática do ensino fundamental. São 25 questões ao todo.

Os aprovados serão chamados para matrícula em três etapas no mês de janeiro. Na primeira os alunos devem se matricular de de 05 a 08 de janeiro e para próximas, a partir de 16 de janeiro 2015.

Inscrição cursos técnicos integrados 2015 : período vai até 16 de novembro 2014.
Período de inscrição cursos técnicos subsequentes gratuitos : início 15 de dezembro e fim dia 04 de janeiro 2015.
Data para inscrição cursos graduação gratuitos 2015 : as inscrições devem ser abertas em janeiro 2015 pelo Sisu : sisu.mec.org.br

As inscrições para cursos técnicos 2015 são feitas na página ifro.edu.br/selecao/ps2015-1. Depois de fazer a inscrição, que pode ser realizada em campus do Instituto, o candidato vai imprimir o boleto para pagamento da taxa, no valor de R$ 35,00. Para cursos com inscrições abertas o pagamento deve ser feito até dia 17 de novembro no Banco do Brasil. A isenção do valor pode ser solicitado na mesma data das inscrições.

Ao se inscrever, o candidato vai optar por uma das vagas reservadas aos candidatos que estudaram em escola pública com renda familiar per capita igual ou inferior a R$ 1.086, ou pelas vagas destinadas aos que têm renda acima desse valor, também pode optar pelas vagas pessoa com deficiência ou pelas vagas de categoria geral (ampla concorrência).

Quem pretende se inscrever em um campus devem comparecer das 08 às 11h ou das 14 às 17h. Os endereços dos campi estão no edital juntos com demais informações sobre cursos técnicos intgrados 2015 : ifro.edu.br/ps2015-1-integrado